Os 8 Passos do Yoga de Patanjali  e o homem contemporâneo.

Escolhas são processos nos quais nos colocamos como um instrumento de ação entre tantas outras coisas que acontecem a nossa volta, muitas são a situações que nos rodeiam e muitas são as forças por trás de cada situação e, ser um instrumento de evolução nessas situações é simplesmente discernir aquilo que podemos controlar e aquilo que não podemos, o que veio antes e já está feito e o momento presente para o qual podemos propor soluções.

Para que tenhamos a capacidade de compreender os acontecimentos a nossa volta precisamos treinar nossa capacidade de concentração. Quando chegamos a um certo estado de consciência passamos a desenvolver nossa capacidade de concentração em um único ponto ou em uma única tarefa, o que abre definitivamente as portas para a investigação profunda de “Quem sou eu” no contexto onde estou inserido e de como posso atuar como um instrumento de promoção de harmonia.

 

A concentração pode ser treinada de diversas maneiras, mas aqui vamos nos focar em exercícios que melhorem a nossa capacidade de concentração para a observação do nosso funcionamento interno, para isso realizaremos exercícios simples de atenção plena da mente em um único ponto.

 

TAREFA PRÁTICA: Escolher uma tarefa (que você sente prazer fazendo) do seu dia para realizar com total atenção a ela, buscando não se distrair com nada além dela, nem seus pensamentos. Experimente a sensação de estar presente e os resultados que essa concentração lhe provoca.