Os 8 Passos do Yoga de Patanjali  e o homem contemporâneo.

O momento presente é a única garantia que temos de estar vivos e se, nos sentimos vivos neste exato momento, é porque estamos supridos de tudo o que necessitamos, então porque a nossa mente vive carregada de preocupações com aquilo que já foi e ilusões com aquilo que ainda será? Porque não conseguimos observar por completo e tomar consciência de tudo o que ocorre dentro e fora de nós para estarmos aqui e agora vivos neste exato instante? Ou então do nosso estado natural de harmonia que nos confere a vida? Isso ocorre porque não utilizamos 100% do nosso potencial como seres humanos.

 

Podemos chamar de estado meditativo a consciência total do nosso corpo e mente e seu funcionamento no agora, e é neste estado em que acessamos 100% de nosso potencial, quando nenhuma energia é desperdiçada tentando modificar algo seja fora ou dentro, passamos a permitir que o nosso estado natural vivo harmônico se manifeste.

 

Para estar em estado meditativo não precisamos estar necessariamente sentados em posição de lotus de olhos fechados, se as esferas de consciência que temos trabalhado até aqui forem alcançadas, nossas energias naturais de bem estar, paz e harmonia se manifestarão sem esforço, e isso pode ocorrer a qualquer momento. O grande segredo para que este estado meditativo seja uma constante, é praticar todos os exercícios que nos trouxeram a essa aula, até o ponto em que alcancemos nosso estado natural de harmonia, primeiro por alguns instantes, até que, com a prática, pode se estender por mais tempo.

 

TAREFA PRÁTICA: Escolha uma das meditações guiadas do nosso site e permita-se experimentar o universo infinito da mente e seus caminhos.